1 de junho de 2008

Márcio Lacerda x Jô Moraes

Com o veto da direção nacional do PT à aliança formal com o PSDB, a tendência agora é uma acomodação por parte do Partido dos Trabalhadores. Não há mais o que discutir em termos de aliança com os tucanos. Fica apenas uma profunda ferida que dificilmente será cicatrizada a curto prazo, provavelmente nem a longo prazo.

O prefeito Fernando Pimentel, a favor de um entendimento com o PSDB, e os ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci, do lado oposto, avançaram muito, dificultando assim uma solução consensual.

Com isso, o quadro sucessório estadual e presidencial de 2010 fica ainda mais nebuloso. Pimentel, que é um postulante ao governo de Minas, terá outro confronto com Patrus, que é também candidato. O PT fica rachado, como está atualmente.

O governador Aécio Neves, um aliado de Pimentel, saiu também perdendo, porque trabalhava por uma aliança formal com os petistas, pensando na sucessão presidencial.

Por isso mesmo, é muito difícil fazer qualquer previsão sobre o que poderá ocorrer em 2010. No caso das eleições em Belo Horizonte, a tendência é uma possível polarização entre o candidato Márcio Lacerda, que é apoiado pelo governador e pelo prefeito, e a deputada Jò Moraes, do PC do B, que tem como principal aliado o vice-presidente José Alencar, além do apoio da dissidência do PT.

Nenhum comentário: