3 de junho de 2008

O governo manipula as pesquisas?

Tem muita gente indagando se o governo manipula as pesquisas. É possível que em alguns casos,sim. No caso do aumento dos preços de alimentos dá realmente para desconfiar. A todo momento, sai uma pesquisa dizendo que há uma super-safra de milho, feijão e outros produtos alimentícios. Só que tais produtos continuam subindo de preço, o que contraria a lei universal, que é a lei da oferta e da procura.

Há mais tempo, o IBGE divulgou uma pesquisa que não era favorável ao governo. Na ocasião, o governo determinou que toda pesquisa antes de ser divulgada teria que passar pelo crivo da cúpula do ministério. A partir dai, as pesquisas divulgadas, de um modo geral, eram todas favoráveis ao governo.

O presidente Lula já anunciou que o Brasil vai se tornar o terceiro maior produtor de petróleo do mundo. Só que o nosso combustível só não está subindo de preço, porque a Petrobrás está segurando os reajustes. Todos esses assuntos deveriam ser devidamente esclarecidos pelo governo. Mas nem a oposição está interessada em apurar se as pesquisas estão sendo manipuladas ou não pelo governo.

Nenhum comentário: