19 de setembro de 2011

Burocracia alimenta a corrupção

O primeiro passo para combater a corrupção no serviço público é eliminar a burocracia. É ela que alimenta o desvio irregular do dinheiro público.

É muito comum o oferecimento de propina para a solução de um problema no serviço público.O entrave é a burocracia. Para se criar uma empresa, as dificuldades de ordem burocraticas são enormes. Para encerrar as suas atividades nem se fala.

Eliminando a burocracia, a propina deixa de existir. O problema todo é como combatê-la. Não é fácil. As mudanças no serviço público são muito lentas. Apenas um exemplo: o então ministro Hélio Beltrão, no governo de Castelo Branco, baixou um decreto dispensando o reconhecimento de firma em documento a ser apresentado no serviço público.

Os donos de cartórios ficaram contra e o decreto jamais foi cumprido. O então presidente Fernando Collor repetiu o decreto de Beltrão, que também não foi cumprido.

Por isso mesmo, entendemos que com a atual estrutura burocrática do serviço público vai ser difícil acabar com a corrupção.

Nenhum comentário: