A nomeação do deputado federal Antônio Andrade, presidente do PMDB mineiro, para o Ministério da Agricultura fortalece o ministro petista Fernando Pimentel como virtual candidato ao governo de Minas no ano que vem, através de uma coligação pragmática entre petistas e peemedebistas. Ninguém tem dúvida disso.
Pelas suas ligações afetivas com a presidente Dilma Rousseff, Pimentel deve ter influido decisivamente na indicação do deputado Antônio Andrade para a Agricultura. Com isso, ele praticamente sela uma aliança com o PMDB na disputa pelo governo de Minas. A presidente Dilma Rousseff se fortalece também no Estado para a sua reeleição.
O deputado Antônio Andrade, que sempre defendeu candidatura própria para o governo de Minas, deve mudar o seu posicionamento a partir de agora.
O senador Clésio Andrade, que admitia disputar o governo de Minas pelo PMDB, sai perdendo, já que o seu partido deve apoiar o petista Fernando Pimentel.
Resta ao senador mineiro, a vice na chapa encabeçada por Fernando Pimentel.
O senador tucano Aécio Neves sai também perdendo. Mas não tanto, porque o PMDB é um partido muito fragmentado. Os deputados estaduais peemedebistas, por exemplo, em sua maioria, apoiam o governador Antônio Anastasia, como apoiaram também Aécio no governo.
De qualquer maneira, a nomeação do deputado peemedebista para o ministério da Agricultura é um fato novo na sucessão mineira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário