28 de março de 2013

Campos avança e Aécio estaciona

Na próxima sucessão presidencial, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, avança. Pelo menos está presente na mídia, discutindo assuntos polêmicos e, em alguns pontos, em confronto com o governo da presidente Dilmas Rousseff.

Já o senador tucano Aécio Neves, outro presidenciável, está estacionado no conflito com o gupo de São Paulo sob o comando de José Serra. Vai ter que ceder alguns cargos na executiva nacional do PSDB para unir o partido.

Já a presidente Dilma Rousseff, favorita para conquistar mais um mandato, também enfrenta problemas. O maior deles é alta da inflação. Tem problemas também com a sua base de sustentação política. Ainda assim, mantém um alto indice de popularidade.

O que se observa, no entanto, é que o eleitor, de um modo geral, está um pouco cansado do PT e do PSDB. Afinal, foram oito anos do governo tucano e oito do PT, abrindo assim caminhos para uma terceira via, que seria representada pelo governador de Pernambuco ou outro líder político que encarne o sentimento de mudanças que o povo está exigindo.

A terceira via, portanto, é a maior ameaça aos atuais presidenciáveis do PT e do PSDB.

Nenhum comentário: