18 de setembro de 2014

A futura Mesa da Assembleia Legislativa

Incrível que muita gente já esteja fazendo especulações sobre a futura Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, já que ninguém sabe quem será eleito  no próximo dia 5.

Além disso, a futura Mesa do Legislativo vai depender do governador a ser eleito, porque o Executivo sempre teve influência decisiva na indicação dos candidatos.

Se o governador eleito for o petista Fernando Pimentel, a presidência do Legislativo ficará com um representante do PT ou do PMDB. Mas será um candidato moderado como é tradição da Casa, mesmo porque o governador não vai querer um candidato que lhe possa criar problemas.

Os nomes em evidência para presidir o Legislativo do lado do PMDB são os deputados Ivair Nogueira e Adalclever Lopes. Se a presidência for destinada ao PT, a primeira secretaria seria ocupada por um representante do PMDB.

Caso Pimenta da Veiga seja o governador, a presidência seria ocupada pelo PSDB, provavelmente pelo deputado Bonifácio Mourão. Mas fora dos quadros do PSDB, Hely Tarquinio poderá ser o candidato, já que tem bom trânsito entre os atuais parlamentares.

Mas por enquanto é só especulação, porque não se sabe quem será eleito no próximo dia 5 e quem será o futuro governador do Estado.

Nenhum comentário: