28 de janeiro de 2016

Eduardo Cunha se fortalece

Se não existem elementos para afastar o deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados, conforme estaria sinalizando o STF, o parlamentar do PMDB se fortalece. Consequentemente, ganha força o pedido de impechement da presidente Dilma Rousseff., já que Eduardo Cunha é um dos defensores do afastamento da presidente.

O pedido para fastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara dos Deputados é do procurador-geral da República, por causa do envolvimento do parlamentar em recebimento de propinas, contas bancarias na Suiça e outras coisas mais.

Antes do inicio do recesso parlamentar, o Supremo Tribunal Federal decidiu mudar o ritual do processo de impechement da presidente Dilma Rousseff, ao anular as decisões do plenário da Câmara. Para alguns parlamentares da oposição, foi uma interferência do STF em assuntos internos do Legislativo.

Por ser um colegiado que sofre influências políticas, já que os seus membros são nomeados pelo presidente da República, também por influência política, é bem possível que no caso do pedido de afastamento do deputado Eduardo Cunha, o STF decida também politicamente para não agravar ainda mais a crise política  entre os dois poderes.

Mas a situação ainda é muito complicada. Ela passa também pela indicação do novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados.Com o apoio do governo e do senador Renan Calheiros, o deputado Leonardo Picciani é o favorito para comandar a bancada peemedebista.

Se for eleito, o impechement da presidente perde força e o vice-presidente Michel Temer fica enfraquecido políticamente  já que ele está em conflito com a presidente Dilma Rousseff.

O fato é que a crise política continua muito grave. Ela paralisou o País. Infelizmente.






Nenhum comentário: