14 de janeiro de 2016

Temer prioriza a sua reeleição

O vice-presidente da República, Michel Temer, está priorizando a sua reeleição como presidente nacional do PMDB.

Por isso mesmo, a sua estratégia eleitoral é percorrer os Estados para pedir votos na convenção de março quando será renovado o comando partidário.

O seu principal adversário é o senador Renan Calheiros. Não que  o senador alagoano seja candidato. O objetivo de Renan é tirar Temer do comando do partido.

O presidente do Senado tem outro objetivo: aglutinar forças peemedebistas para a sua reeleição no ano que vem, obviamente com o apoio do Planalto.

Mas tudo passa, inicialmente, pela liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. A indicação deverá oocorrer no próximo mês. O governo e o senador Renan Calheiros trabalham pela manutenção do atual líder, deputado Leonardo Picciani, do Rio de Janeiro.

Já Michel Temer e o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, querem um nome não comprometido com o Planalto. O cogitado é o mineiro Leonardo Quintão.

A manutenção do atual líder fortalece o Planalto e o presidente do Senado. Como o partido está rachado, é difícil fazer qualquer previsão sobre a indicação do novo líder peemedebista.

Para evitar uma candidatura mineira, a presidente Dilma Rousseff pode convocar para o ministério da Aviação o deputado federal Mauro Lopes, do PMDB. Resta saber se o grupo contrário ao governo está de acordo. Mauro Lopes já conversou com Michel Temer. Em política, tudo é possível quando está em jogo o poder.


Nenhum comentário: