13 de janeiro de 2016

PMDB X PMDB

No plano nacional, o que se observa é um racha no PMDB. A briga é pelo comando do partido e da liderança na Câmara dos Deputados.

Do lado governista, o senador Renan Calheiros querendo derrubar Michel Temer do comando do partido e trabalhando para que o deputado Leonado Picciani seja mantido na liderança na Câmara dos Deputados.

O grupo contrário ao governo deseja eleger um líder não comprometido com o Planalto. Um dos nomes cogitados é o do deputado mineiro Leonardo Quintão, com o apoio do vice-presidente da República Michel Temer.

A indicação do novo líder da bancada será em fevereiro, enquanto a renovação do comando do partido será em convenção marcada para março.

A longo prazo, está em jogo também as presidências da Câmara dos Deputados  e do Senado. Enfraquecido politicamente, o presidente da Câmara Eduardo Cunha pode até ser afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal, por causa do seu envolvimento na Operação Lava Jato.

Também um pouco enfraquecido por estar envolvido na Operação Lava Jato, o senador Renan Calheiro joga  na sua reeleição para presidente do Senado no ano que vem.

A eleição de Picciani para líder da bancada fortalece o governo e o senador Renan Calheiros. Mas na condição de vice-presidente da República, Michel Temer não pode ser desprezado. Ele ainda tem muita força e já anunciou que visitará os Estado para fortalecer a sua reeleição em março próximo.

É uma briga pelo poder, mas sem consenso.


RETROCESSO

Alegando dificuldades financeiras, o Estado está quitando com um atraso de sete dias o pagamento do funcionalismo. É um retrocesso. O último atraso ocorreu no governo de Bias Fortes em 1959. Ao assumir o governo de Minas, Magalhães Pinto colocou o pagamento em dia. Portando, mais de 55 anos de normalidade do pagamento. Há varias maneiras de cortas despesas sem comprometer o pagamento dos servidores públicos.

CANDIDATO DE CONSENSO

O presidente do PMDB mineiro, Antônio Andrade, defende um condidato de consenso para a liderança do partido na Câmara dos Deputados. Mas não vai ser fácil.

AÉCIO

O senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, tem feito uma oposição tímida em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff. Por isso mesmo, tem recebido críticas de parlamentares oposicionistas.

PESSIMISTA

O prefeito de Pará de Minas e presidente da Associação Mineira dos Municípios, Antônio Júlio, está muito pessimista em relação à situação do País. Não vê no momento nenhuma saida.



Nenhum comentário: