6 de março de 2016

As manifestações vão mostrar o tamanho da crise

As manifestações populares contrárias ao governo da presidente Dilma Rousseff, ao ex-presidente Lula e ao PT, programadas para o próximo domingo, dia 13, nas capitais e nas principais cidades brasileiras, serão o termômetro para uma melhor avaliação sobre o tamanho da crise política envolvendo o governo e a oposição.

A crise se agravou com a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depor na Polícia Federal sobre possíveis benefícios que teriam recebido ilegalmente durante o seu governo.

O juiz Sérgio Moura, em nota, diz que a condução coercitiva de Lula teve por objetivo esclarecer a verdade e não significa antecipação de culpa do ex-presidente.

O fato é que a crise se agravou e há muita tensão sobre os desdobramentos desse confronto entre o governo e a oposição.

O PT está prometendo para o próximo dia 19 manifestações populares a favor do governo Dilma e do ex-presidente Lula. Espera-se que tudo seja feito dentro da normalidade e sem violência.

Se os promotores das manifestações do próximo domingo, dia 13,  conseguirem reunir alguns milhões de pessoas nas ruas, a presidente Dilma Rousseff corre o risco de perder o mandato. Mas se o movimento for fraco, a presidente Dilma se fortalece, assim como o ex-presidente Lula.

Até o próximo dia 13, a crise ficará mais restrita aos debates que deverão ser travados no Congresso Nacional.

Nenhum comentário: