15 de março de 2016

Lula no ministério ofuscaria a presidente Dilma Rousseff

Para a oposição, a indicação do ex-presidente Lula para participar do ministério da presidente Dilma Rousseff significa blindar o ex-presidente de uma possível prisão, já que como ministro ele teria foro privilegiado. Consequentemente, não seria julgado pela Operação Lava-Jato, mas sim pelo Supremo Tribunal Federal.

Mas a indicação de Lula tem outro objetivo: aglutinar forças políticas no Congresso Nacional a fim de barrar o impechment da presidente Dilma Rousseff.

Lula no Ministério teria amplos poderes para modificar a atual política econômica do governo. Mas, ao mesmo tempo, transformaria a presidente Dilma Rousseff numa rainha da Inglaterra, segundo opinião de parlamentares oposicionistas.

Resta saber se o ex-presidente Lula, muito desgastado, ainda terá forças para barrar no Congresso Nacional o afastamento da presidente Lula. Vai depender muito do posicionamento do PMDB, que em sua convenção do último sábado, deu demonstrações de que poderá deixar o governo. Aí seria o fim do governo da presidente Dilma Rousseff.

Mas em política, tudo é possível. O difícil é fazer neste momento qualquer previsão sobre o que poderá ocorrer no Pais daqui para frente.

Nenhum comentário: