7 de junho de 2016

A rejeição do impeachment desgasta o PT?

É possível que em termos eleitorais alguns petistas não queiram o retorno de Dilma Rousseff à presidência da República. Seria desgastante para o partido, já que a  presidente Dilma, sem apoio político, não teria condições de governar o País. O desgaste seria muito grande para a legenda.

O PT, neste momento, deve estar pensando mais nas eleições municipais deste ano e na presidencial de 2018. Consequentemente, a estratégia é procurar preservar o ex-presidente Lula, que, queira ou não, seria um forte candidato em 2018.

Só que o ex-presidente está muito enrolado nas investigações do Ministério Público Federal, o que pode inviabilizar a sua candidatura em 2018.

Em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, são necessários 54 votos dos 81 senadores para aprovar o seu afastamento. A presidente Dilma vai precisar de apenas 28 votos para voltar ao poder.

Há quem diga que se o seu afastamento for rejeitado pelo Senado, ela vai convocar eleições presidenciais ainda este ano. Mas neste caso precisaria de aprovar uma emenda constitucional no Congresso Nacional. Não será fácil.


Nenhum comentário: