9 de fevereiro de 2017

Andradas: uma família unida politicamente deste o Império

Politicamente, a família dos Andradas é unida e vitoriosa desde o Império. Começou com José Bonifácio Andrada, o patriarca da Independência, na Revolução de 1930. E foi exatamente em 1930 que surgiu o atrito político entre os Andradas e os Bias. Mas hoje, essa briga política não existe mais.

A principal liderança dos Andradas era Zezinho Bonifácio, da antiga UDN, que foi líder do presidente Geisel e chegou a presidir a Câmara dos Deputados.

Um dos seus filhos, o deputado federal Bonifácio Andrada, do PSDB, é filiado ao PSDB. O seu irmão Zé Bodego, já falecido, foi deputado estadual.

Atualmente, o filho de Andradinha, Lafayette Andrada, filiado ao PSD, é deputado estadual e primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa. Ele será candidato a deputado federal nas eleições de 2018, já que o seu pai não pretende concorrer à reeleição. Andradinha faz articulações para disputar o Senado.

Outro filho de Andradinha, Toninho Andrada, filiado ao PSB, foi deputado estadual e renunciou ao mandato para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas. Renunciou também para disputar a prefeitura de Barbacena e foi eleito para comandar o município.

Agora, ele está anunciando que vai disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições de 2018.

Tem um irmão que é desembargador do Tribunal de Justiça, Dorgal Gustavo Borges de Andrada, pai do vereador Dorgal Andrada, do PSD. Outro seu irmão, José Bonifácio Borges Andrada, é sub-procurador da República.

Por aí se vê que é uma família unida e vitoriosa politicamente deste o Império.

Nenhum comentário: