10 de abril de 2018

Prisão de Lula divide o STF

O ex-presidente Lula se entregou à Policia Federal e está preso em Curitiba. Mas é possível que essa prisão não seja definitiva. É que o ministro Marco Aurélio Mello, em questão de ordem, deseja que o plenário do STF julgue uma liminar contra prisão após condenação em segunda instância, como é o caso do ex-presidente Lula. É muito rolo.

A  liminar estava marcada para ser discutida nesta quarta-feira. Mas o ministro Marco Aurélio decidiu adiar a sua decisão por cinco dias. Pode ser um recuo por causa da pressão popular.

O fato é que o Supremo Tribunal Federal está dividido. A rejeição do habeas corpus do Lula foi decidido pelo voto da presidente Carmen Lúcia.

 Enquanto isso, o ministro Luis Roberto Barroso denuncia o que chama de "operação abafa em curso" contra a Lava Jato.

Por aí se vê que o Pais continua em crise, faltando poucos meses para as próximas eleições. A tendência é uma radicalização política muito grave.

DILMA

A transferência do domicílio eleitoral de Dilma Rousseff para Belo Horizonte significa que a ex-presidente poderá ser candidato ao Senado pelo PT. Dizem que foi uma estratégia montada pelo ex-presidente Lula e do governador Fernando Pimentel.

Dilma, provavelmente, ficaria com uma vaga do Senado e a outra com os partidos de oposição. O MDB ficaria numa situação incômoda dentro desse cenário, já que Josué deixou a legenda a possívelmente seria o candidato a vice na chapa do governador Fernando Pimentel. O quadro sucessório mineiro está muito complicado.

Nenhum comentário: