23 de outubro de 2018

Blocos de adesão na Assembleia Legislativa

Com a eleição do novo governador de Minas - Roméu Zema ou Antônio Anastasia - vão ser criados na Assembleia Legislativa  os chamados "blocos independentes". Na realidade, são "blocos de adesão" ao governo. Ninguém quer ficar longe ou fora do Poder. Foi sempre assim..

No governo de Hélio Garcia, houve um caso curioso. Foi formado um bloco denominado "bloco da virada", constituido por alguns suplentes. O objetivo era conseguir mais espaço no Executivo. Hélio Garcia reagiu dissolvendo o  bloco ao exonerar os secretários deputados que voltaram ao Legislativo para afastar os suplentes.

No inicio do governo de Fernando Pimentel, foi formado também o "bloco independente", que se transformou num movimento de apoio político ao Executivo na Assembleia Legislativa. Pimentel era minoritário com uma bancada do PT de oito deputados. Com a adesão dos "independentes", ele se tornou majoritário.

Em caso de vitória de Roméu Zema para o governo de Minas, ele terá de formar uma maioria na Casa para aprovar as suas propostas. No primeiro momento, ele não teria essa maioria. Mas não terá problema porque vão surgir os chamados "blocos independentes", para lhe dar uma ampla maioria. É só esperar.


Nenhum comentário: