10 de dezembro de 2018

Um Natal magro para o servidor público

O governo de Minas divulgou a escala de pagamento dos servidores referente a novembro dividido em duas parcelas. A primeira será quitada nesta quinta-feira no valor máximo de dois mil reais. A outra, no dia 28. A gratificação natalina será definida na sexta-feira, mas já se sabe que ficará para o próximo governo.

Por aí se vê que o servidor do Executivo terá um Natal magro. Já os servidores dos demais Poderes, incluindo os do Ministério Público, estão com seus salários em dia e vão receber a gratificação natalina agora.

A alegação do governo pelo parcelamento do pagamento é a crise econômica, além da queda de arrecadação. Minas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os Estados que estão em situação difícil. Nos   demais não se fala em parcelamento do pagamento. Será má gestão ou a crise atingiu apenas Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Em todos os governos de Minas, o maior atraso -  mais de seis meses - ocorreu no governo de Bias Forte. Ao assumir o o executivo estadual, em 1960,Magalhães Pinto colocou em dia. Apenas no governo de Eduardo Azeredo houve pequenas alterações no pagamento.

Mas a situação se agravou no atual governo, a partir de 2016. O governador eleito, Romeu Zema está prometendo normalizar o pagamento em 2019, sem estabelecer a data. É muito sofrimento para o servidor do Poder Executivo em Minas Gerais.


Nenhum comentário: