14 de abril de 2019

A reforma pode se transformar num remendo

A reforma da Previdência pode se transformar num remendo, descaracterizada, tal é a resistência à proposta do governo por parte dos congressistas. A estratégia é protelar a votação do projeto, desgastando ainda mais o governo.

Além disso, o governo ainda não tem a maioria de 308 votos para aprovar o projeto, mais por falta de uma eficiente articulação política.

Tem parlamentar da base do governo que no discurso é favorável à reforma, mas os bastidores tem outra postura, ou melhor, é contra. É o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que no governo de Michel Temer inviabilizou a aprovação da reforma da Previdência.

Agora, o presidente da Câmara dos Deputados afirma que é favorável à reforma, provavelmente pressionado pelo seu padrinho político, o ministro Paulo Gudes. Mas Rodrigo Maia diz que a responsabilidade pelos votos é do governo.Quer dizer:não vai se empenhar para aprovação do projeto.

Há resistência também por parte da Magistratura, Ministério Público e outras classes que não admitem perder seus privilégios. Vai ser difícil, portanto, aprovar a reforma, que poderá se transformar num grande remendo constitucional.

Nenhum comentário: