30 de abril de 2019

O vice é um conspirador permanente

Já foi dito neste espaço, há mais tempo, que o vice é um conspirador permanente contra o titular do cargo.  Mas há exceção.

Marco Maciel, como vice do presidente Fernando Henrique Cardoso, jamais conspirou.. Foi leal ao titular do cargo. José de Alencar, como vice do Lula, também se comportou corretamente.

Itamar Franco, como vice de Fernando Collor, contribuiu pelo afastamento do titular do cargo e acabou assumindo a presidência da República.

João Figueredo teve problemas com o seu vice Aureliano Chaves. O caso mais recente ocorreu no governo de Dilma Rousseff. O seu vice, Michel Temer, trabalhou intensamente pelo afastamento da presidente e conseguiu o seu objetivo. Assumiu o governo e agora enfrenta problemas com a Justiça.


 Poderiamos citar outros casos, principalmente no âmbito do Estado e dos municípios brasileiros.

Mas o que está agora chamando atenção é o vice do presidente Jair Bolsonaro, general Hamilcar Mourão., que na opinião de alguns analistas, estaria conspirando contra o titular. A capa da revista Veja desta semana dá grande destaque a uma possível crise entre o o presidente o seu vice.

Há quem diga mesmo que o general Mourão quer a derrubada do presidente para assumir o cargo. Não acreditamos que isto esteja ocorrendo. Mas é bom lembrar que o vice, com raras exceções, é um conspirador permanente contra o titular. Foi sempre assim.

REFORMA

A Assembleia Legislativa aprovou a pífia reforma administrativa do governo de Romeu Zema.
O governador teve que ceder. Não é uma reforma de impacto. Deixa muito a desejar.
No plano federal, a reforma da Previdência ainda vai demorar a ser aprovada pela Comissão Especial antes de ir a plenário. O governo ainda não tem os 308votos para aprová-la em plenário.

Nenhum comentário: