19 de fevereiro de 2020

Parlamentarismo Branco

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, não esconde o seu desejo de implantar um Parlamentarismo Branco, o que significa tirar poderes do presidende Jair Bolsonaro. E já vem tirando ao derrotar várias propostas do governo, principalmente em se tratando de emenda constitucional.

Sem uma sólida base de sustentação política, Bolsonaro está tendo dificuldades em aprovar as suas propostas no Congresso Nacional. Está amarrado, tendo como seu principal opositor o deputado Rodrigo Maia.

O reinado de Rodrigo Maia vai até janeiro de 2021, quando termina o seu mandato como presidente da Câmara dos Deputados. Se não for reeleito, perde força, se transformando num simples parlamentar.

O problema todo é que o presidente Jair Bolsonaro não tem um candidato em condições de ganhar a eleição para presidente da Câmara. Mas tem força para derrotar Rodrigo Maia.

Por ser um ano eleitoral, Bolsonaro terá ainda maiores dificuldades em aprovar as suas propostas pelo Congresso Nacional. Consequentemente, corre risco a aprovação das reformas administrativa e a tributária. Depende muito do presidente da Câmara dos Deputados, que se opõe hoje ao atual governo.

Nenhum comentário: