29 de julho de 2020

Centrão é problema para Maia e Bolsonaro

Antes, o Centrão no Congresso Nacional era problema para o presidente Jair Bolsonaro. Com a aproximação do bloco ao governo, parecia que o presidente Jair Bolsonaro formaria uma sólida maioria no Congresso Nacional, além de esvaziar o poder de articulação do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Mas o que está em jogo, na realidade, é a sucessão de Rodrigo Maia à presidência da Câmara dos Deputados, prevista para os primeiros dias de fevereiro do ano que vem.

Com o afastamento do MDB-DEM do Centrão, o presidente Jair Bolsonaro é atropelado na sua decisão de formar uma sólida maioria no Congresso Nacional. Fica um pouco enfraquecido.

Rodrigo Maia, que foi eleito com o apoio do Centrão unido à presidência da Câmara, fica também enfraquecido no seu trabalho de articulação política para eleger o seu sucessor. Tudo indica que o candidato do Planalto será o deputado Arthur Lira, do PP, líder do Centrão, embora o governo ainda não tenha entrado no processo da sucessão da Câmara dos Deputados.

A tendência é Rodrigo Maia é atrair os partidos de oposição para eleger o seu sucessor. Resta saber como se comportariam os demais partidos que apoiam o governo. A jogada de Rodrigo Maia é muito arriscada,

Nenhum comentário: