31 de julho de 2020

Bolsonaro espera pela saida de Maia

O presidente Jair Bolsonaro só terá mais tranquilidade no Legislativo a partir de fevereiro, quando o deputado Rodrigo Maia deixará a presidência da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Maia é o maior opositor do governo e tem usado de todos os instrumentos regimentais da Câmara para inviabilizar a aprovação das principais propostas do presidente Bolsonaro.

Mas depois de fevereiro, a Câmara dos Deputados terá novo presidente, já que Rodrigo Maia não pode disputar mais uma reeleição. Qualquer que seja o presidente eleito,o relacionamento de Bolsonaro com o Legislativo, provavelmente, será mais tranquilo.

Desde a primeira e a segunda-eleição, Rodrigo Maia não era o candidato do presidente Jair Bolsonaro. Só que Bolsonaro não tinha uma sólida base parlamentar para defender uma candidatura. Acabou aceitando Rodrigo Maia, mesmo sabendo que teria dificuldades no seu relacionamento com o Legislativo.

No atual estágio eleitoral, o presidente Bolsonaro ainda não entrou no processo, mesmo porque a eleição só se dará nos primeiros dias de fevereiro do ano que vem. Obviamente, nos bastidores, vai querer um candidato afinado com o Planalto, que pode ser do Centrão. O deputado alagoano Arthur Lira, líder do Centrão, despontava como candidato ideal.  Mas com o afastamento do DEM-PMB, o Centrão ficou rachado, ou melhor, enfraquecido. Neste momento, não existe outro nome.





 

Nenhum comentário: