20 de julho de 2020

Duas versões sobre o telefonema Gilmar-Pazuello

Há um questionamento sobre a presença de militares nos diversos cargos de comando do Ministério da Saúde. E não há razão para esse questionamento. Não importa quem esteja à frente do Minisitério da Saúde, seja médico, militar ou não. O importante é que o titular esteja correspondendo aos anseios da sociedade.

O senador José Serra, que não é médico, foi um bom ministro da Saúde e ninguém fez qualquer questionamento sob a condição de não ser um profissional do setor..

Agora, quem comanda interinamente o Ministério da Saúde é o general Eduardo Pazuello, que acumula diversas condecorações pelo desempenho de seu trabalho, como a de Pacificador, Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Aeronàutico Cavaleiro e Distintivo de Comando Dourado.

Ele tem sido elogiado pelos secretários estaduais de saúde e de governadores. A maior crítica sobre a presença de militares no Ministério da Saúde partiu do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. Gilmar não deveria ter essa postura. O juiz só deve falar no processo. Infelizmente, isso não está ocorrendo. Estão querendo aparecer demais na grande mídia.

Os ministros militares, em nota, repudiaram a fala do ministro Gilmar Mendes e encaminharam uma representação à Procuradoria Geral da República contra Gilmar para a adoção de medidas cabíveis. Gilmar Mendes se encontra em Portugal e já teve uma conversa com o general  Eduardo Pazuello, que na hora certa deverá deixar o ministério da Saúde. O seu desejo é  continuar na ativa.

Um outro detalhe: uma parte da grande mídia noticiou que Pazuello telefonou para o ministro Gilmar Mendes. Mas a iniciativa  partiu do Gilmar. Pazuello não pode atendê-lo e depois retornou para falar com o ministro do STF. Esse esclarecimento faz parte de uma declaração do ministro Eduardo Pazuello à revista Veja desta semana.


PRESTIGIADOS

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, está prestigiado, assim como o ministro do Meio Ambiente, Richardo Salles. O presidente Jair Bolsonaro já declarou que eles ficam. Pode ser que o general Pazuello permaneça na interinidade até que o virus do coronavírus desapareça.

PREVIDÊNCIA

Voltamos a repetir: o projeto que trata da reforma da Previdência dos servidores de Minas dificilmente será aprovado pela Assembleia Legislativa. A maioria dos parlamentares é contra.

Nenhum comentário: