1 de janeiro de 2021

Votos da traição podem decidir a eleição

 Na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, em eleição marcada para o dia primeiro de fevereiro, ninguém tem dúvida de que os partidos de esquerda como o PT, PSB, PDT, PSOL, PC do B e alguns pequenos partidos, ficam com o candidato Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.

Já o candidato apoiado pelo Planalto, Arthur Lira, líder do Centrão, tem o apoio dos partidos de centro, Mas o que vai decidir mesmo a eleição são os votos da traição, tendo em vista que a eleição é secreta.

Alguns parlamentares do PT, por exemplo, fazem restrições ao candidato Baleia Rossi pelo fato dele ter sido um dos líderes pela cassação do mandato da então presidente Dilma Rousseff. Há defecções também na bancada do PSB.

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, do DEM, é o principal articulador da candidatura do deputado Baleia Rossi. Mas ele não tem o apoio da maioria dos parlamentares do seu partido.

É uma eleição mais ideológica, ou melhor, contra ou a favor do presidente Jair Bolsonaro. Difícil, portanto, fazer qualquer previsão neste momento sobre o possível candidato vitorioso. 

Uma coisa é certa:o deputado Rodrigo Maia sai perdendo ainda que o vitorioso seja o deputado Baleia Rossi, porque a sua força era o poder na condição de presidente da Câmara dos Deputados. Depois do dia primeiro de fevereiro, Maia se transforma num ex e nada mais.

Nenhum comentário: