O deputado Rodrigo Maia foi eleito por duas vezes presidente da Câmara dos Deputados com o apoio de uma base parlamentar conservadora. Impedido agora de disputar mais uma reeleição por decisão do Supremo Tribunal Federal, Rodrigo Maia defende uma aliança com os partidos de esquerda para derrotar o candidato do governo, o deputado Arthur Lira, líder do Centrão.
Essa aliança com os partidos de esquerda pode representar um risco político para o atual presidente da Câmara dos Deputados, porque a sua base de sustentação política é conservadora. Consequentemente, Rodrigo Maia caminha para o isolamento, ainda que o seu candidato, deputado Baleia Rossi, seja o vitorioso na disputa com Arthur Lira.
Baleia Rossi é o atual presidente nacional do MDB e sofre restrições por parte do PT pelo fato de ter sido um dos líderes pela cassação do mandato da presidente Dilma Rousseff. Não é, portanto, um parlamentar de esquerda.
Dentro desse cenário, o que se observa é que a esquerda mais uma vez fica alijada do comando da Câmara dos Deputados, a prevalecer a disputa entre Baleia Rossi e Arthur Lira.
Em relação ao Senado, ainda não há uma definição. O atual presidente, Davi Alcolumbre, quer como seu sucessor o senador mineiro Rodrigo Pacheco. A eleição nas duas casas do Congresso Nacional será no dia primeiro de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário