29 de setembro de 2021

As consequências da CPI da Pandemia

 Está chegando ao fim a CPI da Pandemia. Já se sabe que o relator, senador Renan Calheiros, ferrenho adversário do governo, deverá apresentar o seu relatório responsabilizando  e até mesmo fazendo o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro pela crise sanitária.

Será um relatório mais político e deverá ser aprovado porque a oposição tem uma maioria de 7 a 4 votos na comissão.Os governistas, no entanto, provavelmente, irão apresentar um relatório alternativo isentando Bolsonaro de  qualquer ilícito penal.

E quais as consequências do resultando da CPI  da Pandemia? Vai dar em nada. O relatório acusatório do senador Renan Calheiros será encaminhado ao Ministério Público Federal, que, por sua vez, ouvirá a Procuradoria Geral da República, a quem caberá denunciar ou arquivar o relatório.

Estava certo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quando declarou que a CPI seria transformada num palanque eleitoral para a eleição presidencial do ano que vem. Ele fez esse posicionamento antes da instalação da CPI, mas fraquejou na decisão do STF que  determinou o funcionamento da comissão.

Atualmente, Rodrigo Pacheco, que foi eleito presidente do Senado com o apoio do governo, tem tomado algumas  decisões contrárias ao presidente Bolsonaro. A sua postura é mais de um opositor e  está seguindo a cabeça do presidente do seu partido. Gilberto Kassab, que defende a candidatura do senador mineiro à presidência da República. 

Em política, tudo é possível,quando está em jogo o Poder. Infelizmente.

Nenhum comentário: