5 de outubro de 2021

Bolsonaro no palanque do governador

Ao sancionar a lei que  libera 2,8 bilhões para a ampliação e privatização do metrô de Belo Horizonte, o presidente Jair Bolsonaro fez rasgados elogios ao governador de Minas, Romeu Zema. Agora não há mais dúvida: Bolsonaro vai apoiar a reeleição do governador, num possível confronto com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, nas eleições do ano que vem. 

Zema vai disputar a reeleição sem se afastar do cargo. Já Kalil terá que se afastar da prefeitura para entrar na disputa, conforme determina Constituição.

Resta saber qual será o posicionamento de partidos como o PT, MDB e PSDB, entre outros. Kalil terá um aliado nacional, que é o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O PT deve ter candidato próprio, mas se a eleição for decidida no segundo turno entre Zema e Kalil, o partido vai apoiar o atual prefeito de Belo Horizonte. O MDB está inclinado a ficar com o prefeito.

Já o PSDB é uma incógnita. A sua base pode apoiar o governador. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deverá apoiar o prefeito de Belo Horizonte, dentro da orientação do presidente do PSD, Gilberto Kassab. O senador Antônio Anastasia também apoiará Kalil.

O quadro ainda é de indefinição, faltando ainda um ano para a realização das eleições.


Nenhum comentário: