6 de março de 2022

Político sem voto não disputa eleição

 Com raríssimas exceções, político sem voto não disputa a eleição, porque a derrota eleitoral é traumática. Em alguns casos, o político  vai para o hospital.

Na minha longa atividade como jornalista, pude sentir isso. Prefiro não divulgar aqueles que deixaram de disputar uma eleição, porque já não tinham mais voto. Alguns até que mereciam a reeleição pelo seu desempenho como parlamentar ou como ocupante de cargo no Executivo.

Agora, lí nos jornais que o senador Rodolfe Rodrigues desistiu de disputar o governo do Amapá para participar como um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele, que já foi eleito deputado estadual e federal e senador pelo Amapá, concorreria nas próximas eleições como candidato ao governo daquele Estado. Seria uma consagração caso fosse eleito. Mas parece que o senador não está confiando muito na sua eleição e fez a opção de deixar a disputa para participar da campanha de Lua como um dos coordenadores.

Outro que não está muito confiante em disputar as próximas eleições é o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Ele surgiu como um possível candidato de terceira via à presidência da República, por indicação do seu padrinho político, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Pacheco ainda não decidiu se entra na disputa, mas a sua candidatura efetivamente não decolou. Não tem voto.

Voltamos a repetir: político sem voto não disputa eleição.

Nenhum comentário: