5 de julho de 2023

Bolsonaro inelegível

 Não havia  motivos para tanta pressa em julgar o processo de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo TSE. A próxima eleição presidencial só será em 2026 e até lá muita coisa poderá ocorrer em termos políticos. .

A decisão do TSE foi por 5 a 2 pela inelegibilidade, mas ainda cabe recursos. Os adversários de Bolsonaro comemoram. Já o ex-presidente, anteriormente, havia declarado que a esquerda quer eleição sem concorrente.

Se o presidente Luis Inácio Lula da Silva tiver um bom desempenho no governo, Jair Bolsonaro fica fora do processo eleitoral. Lula, portanto, será o termômetro do futuro político do ex-presidente. Se a sua popularidade cair até o fim do seu mandato, a situação muda. Ninguém tem dúvida disso.

Difícíl, portanto, fazer qualquer previsão sobre as consequências da  inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. Uma coisa é certa:Bolsonaro não está morto.

Enquanto isso, o presidente Luis Inácio Lula da Silva deixa os problemas internos do País por conta de seus auxiliares e continua viajando para o exterior.


Nenhum comentário: