Na reunião da ONU, nos Estados Unidos, Trump e Lula tiveram uma conversa de poucos segundos. Nada de novo, portanto. Mas foi o inicio de um dialogo que pode evoluir para melhorar o relacionamento entre o Brasil e o governo americano. Trump e Lula podem se encontrar novamente? Vai depender do presidente americano.
Quanto ao projeto da anistia que é defendido pela oposição não vai vingar. A tendência é aprovar a redução das penas dos condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Não deve prosperar também a emenda constitucional da blindagem dos parlamentares. Já foi derrotada pelo Semado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, provavelmente, irá para a prisão domiciliar por causa do seu estado de saúde. Mas ele está fora da sucessão presidencial. O mais cotado para substitui-lo é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Ele seria o candidato do Centrão. O Ratinho, governador do Paraná, é outro nome,
Em relação à possível cassação do mandato do deputado federal Eduardo Bolsonaro por estar conspirando nos Estados Unidos contra o governo brasileiro, é assunto que vai ser discutido na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. Mas a oposição não acredita na cassação.
A impressão que se tem é que a sucessão presidencial do ano que vem vai aumentar ainda mais a polarização entre a esquerda e a direita brasileira.
FACHIN
O ministro Edson Fachin assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal. Ele será mais discreto em relação ao seu antecessor. O seu vice Alexandre de Moraes vai ter que mudar também o seu comportamento. O STF será, portanto, bem diferente, porque o novo presidente pretende se dedicar mais aos aos problemas sociais e econonômicos. Nada de política. Está certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário