1 de maio de 2007

A sucessão de Pimentel

A sucessão do prefeito Fernando Pimentel dentro do PT está vinculada à eleição para governador do Estado em 2010 e vai depender também de um posicionamento do presidente Lula. Aliás, é o Lula que vai decidir em última instância quem irá para a disputa. Se será o deputado estadual Roberto Carvalho, amigo de Pimentel, ou o ministro Luiz Dulci. Em caso de um impasse grave, o Planalto pode recorrer ao ministro Patrus Ananias, que é a grande liderança do PT em Minas. Só que Patrus está de olho é no Palácio da Liberdade, numa possível disputa com o prefeito Fernando Pimentel, que teria o apoio do governador Aécio Neves. Fora dos quadros do PT, surge também o nome do ministro Walfrido dos Mares Guia. É uma solução que agrada Pimentel e Aécio. Só que Walfrido tem projeto para concorrer ao governo do Estado e não à prefeitura de Belo Horizonte. Neste caso, ele atropelaria a candidatura de Pimentel e atrapalharia também o governador Aécio Neves em sua postulação de concorrer à presidência da República. A estratégia do Palácio da Liberdade é no sentido de trabalhar com uma possível união de Aécio, Pimentel e Walfrido. O primeiro disputando a sucessão de Lula, Pimentel concrrendo ao governo do Estado e Walfrido à prefeitura de Belo Horizonte. Mas tudo vai depender do presidente Luis Inácio Lula da Silva. A decisão será dele. Já a oposição ainda não tem candidato de referência eleitoral.

2 comentários:

Anônimo disse...

Senhor Murta, o senhor esqueceu do poderosíssimo Hélio Costa, que não vai sossegar enquanto não for governador de Minas. Ele tem o apoio de dois presidentes importantes: Lula e Bush. Os mais antigos sabem que, antes de ser correspondente da Globo nos Estados Unidos, o senhor Hélio foi correspondente do governo norte-americano em Belo Hsorizonte, trabalhando para a a agência United States Informations Service, USIS. Ele tem passado.

Anônimo disse...

Sua excelência o ex-governador Francelino Pereira dizia que para se eleger qualquer candidato terá que ter "densidade eleitoral", que significa muitos e muitos votos... Cadê a influência desses candidatos anunciados pelo ilustre colunista para se eleger? Só prestígio de 'quem indica' não vai colar... Não é isso mesmo?
Gudesteu Hostalácio, um simples eleitor, falou e