21 de janeiro de 2008

Aécio e Pimentel sem candidatos

O governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel estão afinados políticamente. O primeiro como postulante à presidência da República, enquanto Pimentel trabalha para ser o sucessor de Aécio no governo de Minas. Cada um ajudando o outro, embora em partidos diferentes.

Mas não gasta estarem afinados politicamente. Eles terão que resolver problemas partidários e o primeiro desafio está na escolha do candidato à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições deste ano. O problema maior é a falta de um candidato consensual, ou melhor, o chamado candidato natural, aquele que seria capaz de empolgar o eleitorado. Esse candidato não existe.

O governador Aécio Neves tem o controle absoluto do seu partido em Minas e em condições portanto de impor o seu candidato, ou evitar que o PSDB lance candidato próprio. Mas em nível nacional, Aécio tem como seu principal adversário o governador de São Paulo, José Serra, que postula também a presidência da República. No racha, os dois saem perdendo. O PSDB só tem condições de voltar ao poder, no plano federal, unido.

Já o prefeito Fernando Pimentel tem também problema no seu partido, o PT. O ministro Patrus Ananias pleiteia também o governo de Minas. Só uma intervenção direta do presidente Lula fará com que o PT saia unido para as próximas eleições em Minas. Por aí se vê que o quadro sucessório em nosso Estado é muito complicado. Pelo menos por enquanto.

Nenhum comentário: