6 de janeiro de 2008

Oposição ameaça obstrução no Senado

Logo após a rejeição da CPMF pelo Senado, o presidente Lula anunciou publicamente que não haveria aumento de impostos. Foi muito enfático e até desautorizou um ministro que havia anunciado que a CPMF poderia ser recriada e outras coisas mais.
Para surpresa geral, já no dia 2, o governo anunciava aumento do imposto sobre Operações Financeiras e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). A justificativa é a perda de 40 bilhões da CPMF.

>A oposição está pretestado e promete fazer obstrução no Senado por ocasião do reinicio dos trabalhos do Congresso Nacional, a partir do dia 11 de fevereiro. Houve uma quebra de confiança mútua entre o governo a oposição. Com isso, a tendência é a radicalização política num ano eleitoral, o que não é bom para o País. Além disso, o cenário internacional já não é muito favorável com as notícias de uma possível recessão da economia dos Estados Unidos.


Quanto aos cortes de despesas, o governo está apenas na intenção. Não tomou, por enquanto, nenhuma medida concreta. É difícil, portanto, acreditar em medidas que possam diminuir a gordura e o tamanho do Estado. O importante é o governo restabelecer a credibilidade perdida com o aumento de impostos.

Nenhum comentário: