18 de janeiro de 2008

Pimentel será promovido ou removido?

Para o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, ainda é uma especulação a notícia de que deixaria o cargo em março para ocupar o Ministério da Fazenda. Resta saber se a ida de Pimentel para Brasília seria uma promoção ou remoção, tendo em vista que o seu projeto político prioritário é o governo de Minas em 2010.

Em política é muito comum promover para remover obstáculos. Pimentel, como postulante ao governo de Minas, é um obstáculo a qualquer outro candidato petista à sucessão do governador Aécio Neves. É o caso do ministro Patrus Ananias, que também postula o governo de Minas.

Pimentel ainda tem um ano de mandato e terá muita força para fazer o seu sucessor se permanecer no cargo. Se for nomeado ministro da Fazenda, ocuparia este cargo até a data de sua desincompabilização para disputar o governo do Estado, abril de 2010.

Pimentel, neste momento, deve estar avaliando o que é mais importante para ele disputar o governo de Minas: cumprir integralmente o seu mandato como prefeito ou ser nomeado ministro da Fazenda.


Ele nega que tenha recebido qualquer convite do presidente Lula para assumir a pasta da Fazenda. Promoção ou remoção, o fato é que Pimentel vai querer fazer o seu sucessor para dar sustentação política à sua candidatura ao governo do Estado.

Nenhum comentário: