2 de julho de 2010

PMDB-PT, uma unidade ainda não consolidada

Ainda não está consolidada a unidade PMDB-PT para as próximas eleições em Minas. Os peemedebistas estão um pouco fracionados e os petistas machucados pelo fato de terem sido alijados da disputa pelo governo do Estado com candidato próprio.

Entre a cúpula dos dois partidos, está tudo bem. Isso ficou demonstrado durante o ato público na Assembléia Legislativa de lançamento da candidatura de Hélio Costa como candidato ao governo, tendo como vice o ex-ministro Patrus Ananias.

Mas nos bastidores, o que se observa é uma desconfiança mútua. Os peemedebistas, por exemplo, não ficaram nada satisfeito com a chapa puro sangue do PT ao Senado, tendo como titular Fernando Pimentel e como suplente o deputado federal Virgílio Guimarães.

O PT, por sua vez, não queria um peemedebista como suplente de Pimentel, porque num eventual governo de Dilma Rousseff, o ex-prefeito de Belo Horizonte, eleito senador, poderia ser convocado para o ministério, assumindo assim a sua vaga no Senado o seu suplente.

Outro ponto de discordia entre os dois partidos foi a aliança na eleição proporcional. Ela não foi concretizada por causa do veto do PT.

Essa desconfiança mútua poderá ter consequências eleitorais graves para os dois partidos. Ninguém tem dúvida disso.

Nenhum comentário: