21 de julho de 2010

Salários de servidores na internet


Excelente o comentário do economista Gil Castelo Branco, um dos fundadores da organização governamental Contas Abertas, publicado no jornal O Globo, da edição de ontem, dia 20, defendendo a publicação na internet dos salários dos servidores públicos.

Ele justifica a medida dizendo que a sociedade paga a conta, precisa saber quanto está pagando e a quem.

Diz também que a divulgação não invade a privacidade do servidor, o que só ocorreria se fosse exposto o que ele faz com os seus rendimentos.

O economista cita como bom exemplo o governo do Paraná que desde fevereiro já vem divulgando a lista com nome, cargo e salário dos quase 162 mil servidores públicos ativos.

A Prefeitura de São Paulo adotou o mesmo procedimento, que deveria ser adotado também nos três Poderes - Executivo, Legislativo, incluindo o Ministério Público. Paises como Estados Unidos, Chile, entre outros, também publicam na internet salários de seus servidores.

Já é do conhecimento público que existem servidores recebendo salários acima do teto estabelecido pela Constituição. O maior abuso ocorre nas Casas Legislativas e no Judiciário.

Está na hora, portanto, de por um basta aos marajás do serviço público. Infelizmente, nenhum governo , até o momento, conseguiu resolver esse problema. O então presidente Fernando Collor(foto acima), na campanha eleitoral, defendeu como bandeira o fim dos marajás. Ficou apenas no discurso demagógico.

Nenhum comentário: