11 de julho de 2010

Uma especulação incrível

Até entre parlamentares e funcionários, já se especula sobre o futuro presidente da Assembleia Legislativa de Minas. Mais por interesse pessoal, porque não tem sentido neste momento fazer qualquer especulação sobre o furo presidente do Legislativo.

É preciso primeiro saber quem será o futuro governador do Estado. Se for Hélio Costa, é ele que vai articular um nome de sua confiança para presidir a Casa, o mesmo ocorrerá se Antônio Anastasia for reeleito.

Sempre foi assim. A única exceção ocorreu no governo de Aureliano Chaves, que anunciou sem articular o nome do deputado Dênio Moreira. Houve uma rebelião na sua base de sustentação politica e o eleito acabou sendo o deputado João Ferraz.

Não tem sentido também especular sobre o futuro presidente da Assembleia Legislativa se o nome cogitado pode não conseguir a eleição ou a reeleição.

Se Hélio Costa for o governador, ninguem tem duvida de que o futuro presidente da AL sairá na aliança PMDB-PT. O mais provável é que seja do PMDB. Neste caso, surgem dois nomes: Antônio Júlio e Ivair Nogueira por serem mais ligados a Hélio Costa.

Em caso de reeleição do governador Antônio Anastasia, ninguem tira a presidência do PSDB e o nome especulado é o do deputado Dinis Pinheiro. É isto aí.

Nenhum comentário: