11 de outubro de 2011

Reeleição de Márcio Lacerda está amarrada em 2014

A reeleição do prefeito Márcio Lacerda, nas eleições do ano que vem, está amarrada na sucessão estadual e presidencial de 2014, envolvendo as principais lideranças políticas de Minas como o governador Antônio Anastasia, o senador Aécio Neves, o ministro Fernando Pimentel, entre outras.

Todas essas lideranças apoiam o prefeito Márcio Lacerda, garantindo assim a sua reeleição sem maiores problemas. É praticamente uma nomeação, porque não existe um concorrente forte. Talvez o maior problema do prefeito seja na divisão dos cargos entre petistas e tucanos..

O companheiro de chapa de Márcio Lacerda sairá dos quadros do PT. Os mais cotados são o presidente do partido, Reginaldo Lopes, e o ex-deputado Virgílio Guimarães. O atual vice, Roberto Carvalho, está descartado.

Depois da reeleição, a briga será pelo governo do Estado e da presidência da República. O senador Aécio Neves já declarou que está pronto para entrar na disputa, não importando que o seu corrente seja a presidente Dilma Rousseff ou o ex-presidente Lula.

Já o governador Antônio Anastasia é falado para concorrer ao Senado. Neste caso, teria que se afastar do cargo seis meses antes da eleição. Assumiria o governo do Minas, o atual vice-governador Alberto Pinto Coelho, que é nome falado para disputar o governo.

Caso Alberto não assuma o governo para entrar na disputa, o presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro seria o governador.

Já o ministro Fernando Pimentel é o mais forte candidato ao governo do Estado, com o apoio da presidente Dilma Rousseff e, com certeza, do prefeito Márcio Lacerda. Por aí se vê que o jogo sucessório municipal, estadual e presidencial é muito complicado.

Nenhum comentário: