10 de dezembro de 2011

Política salarial unica acaba com distorções

Está certo o governador Antônio Anastasia em propor uma política salarial única para os servidores estaduais. É a única maneira de acabar com as distorções salarais hoje existentes.

Na grande reforma administrativa que se fez em 1964 no governo de Magalhães Pinto, foi criado um quadro permanente único(lei 3.214, de 16 de outubro de 1964) para todos os servidores: burocratas, advogados, procuradores, professores, pessoal da fiscalização e demais categorias.

Com isso, as distorções, gradativamente, foram sendo corrigidas. Só que os governadores que sucederam Magalhães Pinto,começaram a sofrer pressão das classes de servidores mais influentes junto à administração. E tiveram que ceder, surgindo assim a criação de quadros paralelos.

Hoje, no serviço público estadual, temos o Estatuto do Magistério, quadro de procuradores, de delegados de polícia, Ministério Público, Defensoria Pública e muito mais, com salários diferenciados. Uma verdadeira aberração salarial.

Resultado: quem tem mais influência junto ao Executivo consegue melhores salários. O mais sacrificado é o servidor burocrata, que tem um sindicado mais fraco.

Está na hora, portanto, de acabar com as distorções com a instituição de uma política salarial única para todos os servidores que recebem do serviço´público estadual.

Nenhum comentário: