17 de janeiro de 2012

Agora é a vez do Aécio

O ex-governador de São Paulo, José Serra, é carta fora do baralho como candidato à presidência da República em 2014. Já perdeu duas. Insistir com ele mais uma vez é prorrogar por mais quatro anos o mandato da presidente Dilma Rousseff.

Agora é a vez do ex-governador de Minas e atual senador Aécio Neves. Mas para ser candidato de oposição é preciso que ele faça oposiçao ao atual governo. Só que não é do estilo de Aécio fazer oposição. Aécio sempre adotou uma postura de conciliador.Não é de agredir.

Essa postura de conciliador é importante para ganhar apoio partidário. E parece que essa tenha sido a estratégia do senador mineiro. Ele não bateu no ministro do Trabalho que caiu ,Carlos Lupi, porque mais adiante vai precisar do PDT, que é presidido pelo ex-ministro.

Teve a mesma postura em relaçao ao ministro Fernando Bezerra, de Integração Nacional, acusado de beneficiar o seu Estado de Pernambuco com verbas contra enchetes, para não criar atrito com um seu possível aliado, o governador pernambucano Eduardo Carmpos, presidente do PSB.

Mas o maior problema que Aécio Neves enfrenta como candidato presidencial é São Paulo, onde os tucanos daquele Estado conspiram contra a sua candidatura. Aécio terá que usar a sua criatividade de conciliador para unir o seu partido. Mas não vai ser fácil.

Nenhum comentário: