21 de janeiro de 2012

Realização de prévias racha o partido

A realização de prévias para a indicação de candidatos às eleições majoritárias de presidente da República, governadores e prefeitos, por mais democráticas que elas sejam, racha o partido.

Quem teve essa percepção foi o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ao perceber que o seu partido tinha vários candidatos a sua sucessão, Lula tratou logo de indicar Dilma Rousseff. Com isso, ele criou o que se chama "fato consumado". Ninguém iria se rebeçar a ele como não se rebelou.

Já os tucanos se perderam na discussão sobre a realização ou não de prévias para a indicação do seu candidato à presidência da Republica.

José Serra, indicado como candidato, mas sem a realização das prévias, acabou promovendo um racha no PSDB, já que o outro postulante, Aécio Neves,era favorável a uma consulta aos filiados.

Resultado: José Serra perdeu feio para Dilma Rousseff. Agora, os tucanos caminham para repetir o mesmo erro se promoverem a realização de prévias para a indicação do seu candidato à sucessão presidencial em 2014.

José Serra descarta qualquer possibilide de disputar a prefeitura de São Paulo. O seu desejo é concorrer pela terceira vez à presidência da República. O senador Aécio Neves é também candidato.

Para os tucanos, o ideal seria a indicação do candidato por consenso para unir o partido, porque a realização de prévias racha a legenda.

Nenhum comentário: