2 de janeiro de 2012

Muito rolo na sucessão mineira de 2014



A sucessão mineira de 2014 na base do governador Antônio Anastasia será muito complicada. Pode dar muito rolo.

Ela está presa ao projeto político do senador Aécio Neves, que trabalha para ser o candidato do PSDB à presidência da República.

Só que os tucanos estão divididos, o que pode inviabilizar a candidatura presidencial do senador mineiro.

Aécio tem outra opção, que é compor com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, ou voltar ao governo de Minas.

No caso de uma composição com o governador pernambucano, surge um problema. Campos também é um postulante à sucesão presidencial.

Restaria ao senador Aécio Neves, como última opção, concorrer ao governo de Minas. Aí é que começa o rolo, já que existem vários postulantes à sucessão do governador Anastasia. Um deles é o vice-governador Alberto Pinto Coelho.

Outra indagação: o governador Antônio Anastasia permaneceria no governo ou desincompatibilizaria seis meses antes das eleições para disputar o Senado.

Se a sua opção for pelo Senado, assumiria o governo de Minas o vice-governador Alberto Pinto Coelho, que postula também a chefia do governo mineiro.

Caso Aécio seja o candidato presidêncial, Anastasia disputando o Senado e Alberto concorrendo ao governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, passaria a ser o ocupante do Palácio da Liberdade.

Neste momento, o projeto político do deputado Dinis Pinheiro passa pela vice-governança na chapa de uma possível candidatura de Alberto Pinto Coelho ao governo de Minas.

Mas tudo está preso ao projeto político do senador Aécio Neves.

Nenhum comentário: