8 de janeiro de 2012

Dilma inicia o seu governo com a reforma ministerial

A presidente Dilma Rousseff inicia efetivamente o seu governo com a reforma ministerial. A atual equipe não é de sua iniciativa própria. Ela é resultante de arranjos partidários. Prova é que sete ministros já cairam. A maioria dos demitidos foi uma indicação do seu antecessor, Luis Inácio Lula da Silva.

Mas parece que a presidente não pretende fazer mudanças profundas na sua equipe de governo, para não perder o apoio de sua base de sustentação política no Congresso Nacional. As mudanças deverão ocorrer nos ministérios onde os seus titulares vão disputar as próximas eleições municipais.

É o caso dos ministros da Educação, Fernando Haddad, que deverá disputar a prefeitura de São Paulo, e o da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que pode concorrer à prefeitura do Recife. Este último estaria na corda bamba desde já se não tivesse como padrinho forte o governador Eduardo Campos pelo fato de ter privilegiado Pernambuco com verbas contra enchentes.

Poderão ocorrer também mudanças nos ministérios da Cultura, das Cidades, do Trabalho e do Turismo. Mas a reforma, efetivamente, já foi feita com a substiuiçao de sete ministros.

Nenhum comentário: