23 de fevereiro de 2015

PMDB vai descolar do governo?

O PMDB vai descolar do governo da presidente Dilma Rousseff? É quase certo que não. O possível descolamento seria gradual e estratégico, mas não a ponto de colocar a governabilidade em risco.

O PMDB sempre foi um partido de governo. Mas a queda da presidente Dilma nas pesquisas deixa o PMDB mais a vontade e solto para reivindicar mais espaço no governo.

O maior problema é o PT. O novo líder peemedebista na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani, já declarou que o Partido dos Trabalhadores aparelhou o Estado. Portando, não é bom o relacionamento entre peemedebistas e petistas.

Mas não é só isso. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tem tomado algumas decisões que não foram do agrado do Palácio do Planalto. A última do Cunha: está cobrando do governo brasileiro um posicionamento mais claro  sobre a prisão do prefeito de Caracas, na Venezuela.

A presidente Dilma disse tratar-se um assunto interno. Em outras palavras: ficou em cima do muro para não desagradar o governo da Venezuela.

Outro detalhe que mostra o PMDB um pouco distanciado do governo: no programa eleitoral do partido que será exibido na quinta-feira, dia 26, não se fala no nome da presidente Dilma Rousseff.

No Congresso Nacional vai ser uma semana complicada para a presidente com a instalação da CPI da Petrobrás e com uma oposição mais fortalecida, principalmente no Senado.

Por isso mesmo, a presidente terá muitas dificuldades para aprovar o ajuste fiscal e outras medidas necessárias para o crescimento do País, já que a sua base de sustentação política está muito fragilizada..




Nenhum comentário: