1 de janeiro de 2019

Zema assume com o Estado falido

Romeu Zema assume o governo de Minas com um Estado falido e com um déficit de 30 bilhões. Ele tomou posse na Assembleia Legislativa prometendo transparência em sua administração, com um novo estilo de governo.

Fernando Pimentel fez a transmissão do cargo, mas não esperou pelo discurso de posse do governador Romeu Zema.

No plano federal, a assessoria do presidente Jair Bolsonaro já anunciou que todo servidor que foi nomeado para cargo de confiança  por influência ideológica será demitido, o que significa empurrar ainda mais o PT para oposição.

Consequentemente, a grande expectativa gira em torno dos primeiros atos do presidente Jair Bolsonaro ..

O PT na oposição já era esperado. Mas o desmonte do partido coloca a legenda  numa oposição mais radical em relação ao novo governo.

Bolsonaro já anunciou algumas propostas que dependem de aprovação do Congresso Nacional como é o caso da reforma da Previdência. Outras medidas podem ser questionadas pela Justiça.

Por aí se vê que o presidente Bolsonaro terá muitas dificuldades pela frente, a começar pela base de sua sustentação política. Terá que negociar com certos setores da mídia para governar sem maiores problemas.

Já o governador de Minas, Romeu Zema, está pegando um Estado falido e com o pagamento do funcionalismo parcelado e atrasado, além da divida para com as prefeituras mineiras.

Não convocou nenhum parlamentar para participar do seu secretariado. Mas não terá dificuldades em formar uma grande maioria na Assembleia Legislativo. No inicio de toda administração, ninguém quer ficar contra o governo.

É um empresário bem sucedido, mas como gestor público ainda não foi testado. Por isso mesmo, a expectativa é também muito grande em relação aos seus primeiros atos como governador..

Nenhum comentário: