7 de julho de 2021

Problema de Bolsonaro é com o STF

 O maior problema do presidente Jair Bolsonaro não é com a CPI da Pandemia, mas, sim, com o Supremo Tribunal Federal. A ministra Rosa Weber,indicada e nomeada pelo governo petista, autorizou  investigar Bolsonaro no caso da COVAXIN.

Mas não fica só nisso. O ministro Alexandre Moraes, nomeado pelo governo de Michel Temer, abriu inquérito que pode comprometer os filhos de Bolsonaro em relação às notícias falsas.

No caso da CPI da Pandemia, vai dar em nada, mesmo sabendo que o relatório do senador Renan Calheiros será aprovado responsabilizando o governo pela crise sanitária, porque o afastamento do presidente Bolsonaro depende do Congresso Nacional.

Em relação ao STF, ai, sim, o presidente terá problema, porque a maioria do colegiado tem votado contra o governo. Dos 11 ministros, 7 foram indicados e nomeados pelos governos do PT, Luis Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

O presidente Jair Bolsonaro indicou apenas Nunes Marques para compor o colegiado do STF. Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski,Rosa Weber, Dias Toffoli, Luiz Roberto Barroso e Luiz Fux foram indicados pelos governos do PT. O então presidente Fernando Henrique Cardoso nomeou Gilmar Mendes e o ex-presidente Fernando Collor indicou Marco Aurélio, que deve se aposentar agora.

Ainda assim, o afastamento do presidente Jair Bolsonaro vai depender de aprovação do Congresso Nacional.

MENDONÇA NO STF

O presidente Jair Bolsonaro deve indicar o atual Advogado Geral da União, André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal na vaga de Marco Aurélio, que deve se aposentar no próximo dia 12. Fiel a Bolsonaro, André Mendonça deve encontrar resistência para sua aprovação no Senado.

Nenhum comentário: