26 de dezembro de 2021

A não reeleição de Bolsonaro seria uma exceção?

 A não reeleição do presidente Jair Bolsonaro nas eleições do ano que vem seria uma exceção? As últimas pesquisas, muito questionadas, estão mostrando que é possível sim. Mas é bom lembrar que os últimos presidentes, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma foram reeleitos.

Consequentemente, Bolsonaro, não reeleito, seria uma exceção. Mas ele ainda tem condições de recuperar a sua popularidade e conquistar mais um mandato, faltando  pouco mais de 10 meses para a realização das eleições. O fabricante de votos é a caneta.

Por enquanto, a polarização entre Bolsonaro e Lula está sepultando o possível candidato de terceira via. O governador de São Paulo, João Dória, ainda não decolou e o seu partido, o PSDB, está dividido.

Outro que não decolou é Ciro Gomes, que tem um perfil de agressividade. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco nem aparece nas pesquisas, porque ainda não assumiu a condição de candidato.

Sérgio Mouro é o único que pode tirar votos do presidente Jair Bolsonaro. Mas não chega a assustar.

Apesar do favoritismo do Lula, a sucessão presidencial ainda está indefinida. Lula tem o apoio de uma grande parte da  mídia. Já o presidente Jair Bolsonaro tem a caneta para conquistar os votos.

Nenhum comentário: