28 de agosto de 2022

Ninguém chuta cachorro morto

O PT de Lula e uma grande parte da grande mídia continuam batendo forte no presidente Jair Bolsonaro. É sinal de que o atual presidente está forte. Ninguém chuta cachorro morto. Ele vem crescendo gradativamente perante a opinião pública.

Mas as pesquisas dão o candidato petista como favorito na disputa presidencial com Jair Bolsonaro. Só que cada instituto apresenta diferente a avaliação dos dois candidatos. Por esta razão tais pesquisas estão sendo muito questionada.

O que se observa neste momento é um pequeno avanço do presidente Jair Bolsonaro. E um dos motivos é o ajuste nas pesquisas. Foi sempre assim. E quando isto não acontece, a zebra aparece. Foi assim por ocasião da última eleição para o Senado em Minas Gerais.

A ex-presidente Dilma Rousseff até a véspera da eleição liderava as pesquisas como candidata ao Senado. Não houve o ajuste nas pesquisas e a ex-presidente amargou um quarto lutar na eleição. Não quer dizer, com isso, que o candidato petista à presidência da República corre o risco de perder a eleição. Ele continua como líder nas pesquisas. Mas até a eleição, em dois de outubro, o quadro eleitoral pode mudar.

Nenhum comentário: