15 de dezembro de 2023

STF politizado

 Para a oposição, a aprovação de Flávio Dino para ministro politiza ainda mais o Supremo Tribunal Federal. O placar , no jogo político do STF, continua sendo de  9 x 2 favorável ao atual governo. Pela  desenvoltura do futuro ministro, sem dúvida alguma,  o governo sai mais fortalecido perante a instituição. O  resultado da votação, 47 a 31 votos, foi pela aprovação de Flávio Dino.

Dos atuais ministros, sete foram indicados pelos governos do PT, Lula e Dilma: Luiz Fux, Luis Roberto Barroso, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e agora Flavio Dino.

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer indicaram respectivamente Gilmar Mendes e Alexandre Moraes. Mas ambos têm voltado com o governo.

Apenas Nunes Marques e André Mendonça foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Portanto, a oposição continuará tendo problemas perante o STF. A expectativa é de que   Flávio Dino mude a sua postura de politico e passe a defender, com a mesma desenvoltura,  as normas constitucionais. Mas a oposição não acredita que isso poderá ocorrer.




Nenhum comentário: