20 de outubro de 2024

Renovar para competir

 Sem a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, qual seria o líder capaz de competir com a direita na próxima sucessão presidencial em 2026? No momento, não existe porque não houve renovação nos partidos de esquerda, principalmente no PT.

O próprio Lula não teve interesse em promover a renovação. Não queria concorrente, capaz de contestar a sua liderança. As eleições municipais mostraram isso, principalmente nas capitais e nas grandes cidades.

E a renovação começa pela cúpula dos partidos de esquerda, principalmente o PT. Já se fala no comando do Partido dos Trabalhadores com um representante do Nordeste, onde o partido ainda é muito forte. O grande problema é falta de liderança.

O PT,na maioria dos Estados, está dividido e muito fragilizado. Em Belo Horizonte, o seu candidato à prefeitura nem chegou ao segundo turno. No principal colégio eleitoral, São Paulo, o partido nem lançou candidato. Acabou apoiando Guilherme Boulos, do PSOL, que, segundo as pesquisas, pode perder a eleição.

Sem a renovação, fica difícil, realmente, competir com os chamados partidos de direita.

Nenhum comentário: