22 de novembro de 2007

Sem candidato para não atropelar Aécio

Para não atropelar o projeto político do governador Aécio Neves na sucessão presidencial, é possível que o PSDB de Minas não lance candidato próprio à prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem, nem ao governo do Estado em 2010.



A estratégia dos tucanos mineiros é formar uma forte aliança para dar suporte político ao governador Aécio Neves na sucessão presidencial, o que implicaria em abrir mão de candidaturas próprias à prefeitura de BH e ao governo do Estado.



Aécio e Pimentel estão bem sintonizados politicamente para caminhar juntos para as próximas eleições. Aécio apoiaria Pimentel ao governo do Estado e o prefeito apoiaria o governador à presidência da República. Em política, tudo é possível.

>Mas existem obstáculos que terão de ser removidos. Pimentel, dentro do PT, tem outro concorrente ao governo do Estado, que é o ministro Patrus Ananias. A estratégia de Pimentel é empurrar Patrus à prefeitura de BH. Mas em se tratando de PT, não é fácil resolver esse problema.

>Outro complicador para o projeto político de Pimentel e Aécio Neves é o ministro Hélio Costa, das Comunicações. Ele já está em plena campanha ao governo do Estado, inviabilizando assim uma possível aliança com as forças políticas do governador Aécio Neves e do prefeito.



O governador Aécio Neves, por sua vez, terá que fazer um acerto com o governador de São Paulo, José Serra, que é também candidato à sucessão presidencial. Por aí se vê como é complicado o processo sucessório quando está em jogo o poder.

Nenhum comentário: